Combate aos germes com desinfeção por luz UV-C

Aprendemos bastante desde o início da pandemia. Em todo o mundo, estão em curso programas de vacinação e estão a ser tomadas medidas para proteger as pessoas das consequências do vírus. Mas também percebemos que alguns métodos são mais eficazes do que outros na prevenção da propagação de doenças.

Existe um consenso crescente de que a transmissão pelo ar é a principal via de infeção da COVID-19. Isto torna a melhoria da qualidade do ar em espaços interiores e da ventilação numa das formas mais eficazes de reduzir o risco de entrar em contacto com agentes patogénicos nocivos. O número de trocas de ar por hora (ACH) determina se o ar num espaço interior é suficientemente filtrado com ar limpo.

Melhorar a qualidade do ar

A ventilação de ar básica requer até 6 ACH para fornecer ar fresco, controlar a humidade e reduzir os níveis de odor e CO2. Contudo, cada troca de ar apenas reduzirá o nível de agentes patogénicos em 63%. Portanto, não é tão simples quanto abrir uma janela que, com 1-2 ACH, não eliminará agentes patogénicos, mas certamente afetará o conforto pessoal. Aumentar significativamente a ventilação para 15-20 ACH é uma estratégia reconhecida de desinfeção do ar para reduzir os agentes patogénicos a um nível que mitiga o risco. Uma das melhores formas de o conseguir é a instalação de soluções de ventilação de ar UV-C e de climatização interior, como as luminárias Philips UV-C, que criam os níveis necessários para desinfeção do ar e de superfícies. De facto, o nosso teste de desinfeção do ar superior por UV-C mostrou que 99,99% do vírus SARS-CoV-2 ficou inativado em apenas 10 minutos1 - o equivalente a 50 ACH.

Como funciona a desinfeção do ar superior?

Infografia de desinfeção do ar superior por UV-C

Explore o poder da tecnologia UV-C

Futebol marca golos à COVID-19: UV-C no desporto

A iluminação UV-C está a comprovar ser vital na batalha contínua para manter os clubes a funcionar e os equipamentos utilizáveis, ajudando a proteger o pessoal e os jogadores durante estes tempos de incerteza.

UV-C: um futuro após a COVID-19

Descubra o poder extraordinário da iluminação UV-C para desinfetar ar, superfícies, objetos e água para um futuro mais seguro após a COVID-19.

Proteger o maior património do rugby: os adeptos e os jogadores

Na casa dos Harlequins, a desinfeção por UV-C ilumina o caminho para um futuro mais limpo para os desportos em estádios.

Desinfeção por UV-C: o que precisa saber

Está comprovado que a UV-C neutraliza efetivamente microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, incluindo o vírus que causa a COVID-19.

Como funciona a desinfeção por luz UV?

A radiação ultravioleta tem energia suficiente para quebrar as ligações químicas entre eletrões e átomos. É por isso que pode ser prejudicial aos olhos e à pele (queimaduras solares), mas também é benéfica para desinfetar superfícies e purificar o ar.

A desinfeção por UV-C utiliza a luz para quebrar os compostos químicos num microrganismo, como bactérias, esporos e vírus, para que não possam multiplicar-se. Ao longo dos anos, muitas centenas de bactérias foram testadas e todas respondem à desinfeção por UV-C3 – incluindo vários coronavírus. Em testes de laboratório, as fontes de luz UV-C da Signify reduziram a capacidade de infeção do vírus SARS-CoV-2 numa superfície a níveis abaixo dos detetáveis em menos de 9 segundos1. Uma razão clara pela qual a luz UV-C deve desempenhar um papel fundamental na sua estratégia de proteção contra a COVID-19.

Benefícios da tecnologia de desinfeção por UV-C

Confiança

A tecnologia UV-C é usada há mais de 40 anos1

Eficaz

Todas as bactérias e vírus testados até à data respondem à desinfeção por UV-C2

Rápida

Desinfeta as superfícies e os objetos numa questão de minutos

Versátil

Pode ser utilizada em diversas aplicações, tais como escritórios, escolas, lojas e transportes públicos

gama de lâmpadas, luminárias, dispositivos, sistemas de controlo e serviços UV-C da Philips

Desinfeção por luz UV-C

Há mais de 40 anos2que a radiação UV-C é uma forma comprovada de desinfetar ar, superfícies e água. A radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética (EM) que faz com que cartazes com retroiluminação brilhem e é responsável pelos bronzeados de verão. No espetro EM, fica entre a luz visível e os raios X, sendo invisível ao olho humano.

A maneira sustentável de desinfetar

Como a desinfeção por UV-C é um processo físico, e não químico, não há necessidade de manusear, transportar ou armazenar produtos químicos tóxicos, perigosos ou corrosivos – e não há resíduos químicos. É uma solução simples, sustentável e segura que é fortemente recomendada como parte de uma estratégia abrangente de desinfeção, que inclui a higienização das mãos, superfícies e objetos com desinfetantes líquidos.

Iluminação UV-C: campos de aplicação

Oferecemos uma gama completa de lâmpadas, luminárias, câmaras e sistemas de controlo UV adequados para utilização em desinfeção de ar, superfícies, objetos e água; tanto para aplicações residenciais como profissionais.

Desinfeção de superfície UV-C

Desinfeção de objetos por UV-C

Lâmpadas UV para purificação de água

Encontre o distribuidor, parceiro ou instalador especializado em iluminação para desinfeção UV-C Philips mais próximo

Descargas

Ícone de informações

Visite a nossa Signify Lighting Academy aqui para encontrar todos os recursos educacionais e formações relevantes!

Uma palavra de prudência

A iluminação UV-C apresenta riscos mínimos quando é utilizada de forma correta. A exposição direta à radiação UV-C é perigosa. A iluminação deve ser sempre instalada com proteções e salvaguardas adequadas (como sensores de deteção de presença ou temporizadores) para evitar danos causados pela luz e lesões graves nos olhos e na pele. As luminárias de desinfeção por UV-C que fornecemos sem essas salvaguardas destinam-se apenas a serem usadas como componentes em sistemas de desinfeção que contenham todas as salvaguardas indicadas, tais como, entre outras, as indicadas nas instruções de montagem e nos manuais do utilizador.

As luminárias de desinfeção por UV-C Philips só podem ser vendidas pela Signify ou por parceiros qualificados e instaladas por profissionais qualificados de acordo com os nossos rigorosos requisitos legais e de segurança.

Nenhuma das nossas lâmpadas UV-C está certificada ou aprovada como dispositivo médico em qualquer parte do mundo e não deve ser utilizada como tal. Nunca devem ser usadas em aplicações ou atividades que possam causar e/ou resultar em morte, lesão pessoal e/ou danos no ambiente. As plantas e/ou os materiais que são expostos a dosagens mais altas de radiação UV-C podem ficar danificados e/ou descoloridos.

  1. Relatório da EPA, "Building Retrofits for Increased Protection Against Airborne Chemical and Biological Releases", Pág. 56​ ​
  2. Fluence (UV Dose) Required to Achieve Incremental Log Inactivation of Bacteria, Protozoa, Viruses and Algae Revised, updated and expanded by Adel Haji Malayeri, Madjid Mohseni, Bill Cairns and James R. Bolton. With earlier contributions by Gabriel Chevrefils (2006) and Eric Caron (2006) With peer review by Benoit Barbeau, Harold Wright (1999) and Karl G. Linden
  3. Nadia Storm et al, Rapid and complete inactivation of SARS-CoV-2 by ultraviolet-C irradiation, 2020. Relatório disponível em https://www.nature.com/articles/s41598-020-79600-8 . A irradiância UV-C utilizada neste estudo foi de 0,849 mW/cm 2.
  4. De acordo com os resultados obtidos num teste laboratorial realizado pela Innovative Bioanalysis, um Laboratório de Referência de Segurança Certificado pela CAP, CLIA, AABB, numa sala com circulação de ar suficiente. Para mais informações, consulte o relatório Innovative Bioanalysis disponível para descarregar através de ligação.